quarta-feira, 8 de agosto de 2012

WRAPS RÁPIDOS E LIGHT...coisa boa e gostosa! 


Dias de calor apetece-nos comidas mais leves, frescas e práticas. Os wraps, feitos de massas de tortilhas, já pronta, facilmente encontrada nos supermercados, é um ingrediente versátil e prático que nos possibilita realizar refeições deliciosas e muito rapidamente.

Os wraps feitos com saladas e com recheios frescos, são sempre uma óptima opção.  Gosto muito de Wraps e adoro inventar recheios para eles. Podemos usar atum ao natural em água (de lata), delícias do mar, ovos mexidos no microondas, queijo fresco, queijo ralado, adicionar frutas secas, sementes, tomates, alfaces, mistura de diversas saladas (rúcula, salsa, coentros, cenoura, cebola, pimentos, pepinos, etc), recheio com soja moida, carne picada, salsicha de aves, frango assado desfiado, requeijão light e etc.
Ponha a sua imaginção para funcionar e crie o seu próprio wrap saudável e à gosto!

Cá, vos deixo uma receita de wrap que eu adoro fazer, por ser muito rápido e gostoso!

Ingredientes: 

1 tortilha (daquelas que se compra nos supermercados Jumbo, Modelo, Lidl, etc) que vem numa embalagem de 8 tortilhas - são pouco calóricas!

Queijo magro  ou light ralado para derreter ou queijo em fatia ight, tipo da marca   "Linessa" encontrado no supermercado LIDL.  

2 ovos inteiros mexidos 

Sal à gosto

Salsa fresca à gosto, cortada com uma tessourinha de cozinha (quanto mais, melhor!) 

Sementes de linhaça ou de chia à gosto

Modo de fazer: 

Pegue numa tortilha e disponha-a num prato para proceder o recheio.

Disponha dentro da tortihla: 1 colher de sopa bem cheia de um queijo magro ralado (tipo queijo Mozzarella light) ou queijo mozzarella ralado da marca "Lovilio" dos supermercados LIDL ou  então, como eu gosto, de 2 fatias de queijos, já em fatias, da marca "Linessa" do LIDL.  

Num recipiente qualquer, bata com um garfo os ovos, acrescente o sal, a salsa bem cortadinha (com talos e tudo) e as sementes de linhaça ou de chia.

Disponha esta mistura num prato de comer e leve ao microondas por cerca de 3 minutos. Este preparo parece ficar gigante pois com o cozimento a mistura batida cresce bastante. Assim que se retira ela do microondas, o conteúdo fica baixinho mas isto é normal!

Ainda quente, retire os ovos do prato de forma que ele não se parta (com auxílio de uma espátula) e o disponha por cima do queijo, que já deve estar a forar a parte de dentro da tortilha.

Já está! Comece a enrolar o seu wrap agora:

  1. Enrole um dos laterais da tortilha igual a confecção de uma torta (em direção ao centro)
  2. Depois de toda enrolada prenda-a, com  auxílio de 2 palitinhos, de forma que o seu wrap fique bem fechadinho. 
  3. Se não tiver palinhos, em casa, pode utilizar papel alumínio à volta, para poder segurar o wrap e mantê-lo fechadinho. 
Para finalizar, leve o seu wrap já fechado ao microondas por cerca de 10 segundos, para dar uma aquecidinha. Mas, não deixe ultrapassar estes 10 segundos!!!! 

Agora, é só retirar o seu wrap do micro e  acompanhá-lo com uma salada diversa e bem colorida e,  se deliciar com este wrap que é uma delícia!

Ele pode ser comido com guarfo e faca, mas se você não é de frescura, assim como eu e como os meus filhos, coma é com as mãos !!!

Aqui fica esta dica! Mas você pode, com alguma imaginação, criar o seu próprio Wrap.
As crianças os adoram! 
Faça wraps com delícias do mar, com alho francês à bras, com tofu à brás, com carne moida, com douradinhos, com sardinha em lata, etc.   
 
Pode ser comido sem acompanhamento de saladas e acompanhado com um copo de sumo natural de laranja, limonada ou de acerola. É uma delícia e tanto!!!!

Wraps com recheio de delícias do mar
Receita para 3/4 pessoas

Ingredientes:
3 a 4 tortilhas  já prontas

Ingredientes para o Recheio

100 gr delicias mar
4 colheres sopa maionese light
1 colher sopa ketchup
umas gotas de sumo de limão
5 folhas de alface grande cortada às tirinhas
4 colheres de sopa de milho verde (de lata)

Confecção:

- Disponha a tortilha num prato para proceder melhor o seu recheio.

- Faça o recheio. Pique finamente as delicias do mar previamente descongeladas.
- Junte-lhes maionese light, ketchup e sumo de limão e mexa bem.
- Corte a alface em juliana e escorra o milho verde
.
- Sobre cada wrap coloque uma porção de alface e outra de milho verde e por cima, coloque um pouco da pasta de delicias do mar.
- Enrole os wraps e se necessário prenda com palitos ou com papel alumínio.

Boas Férias, Bons mergulhos e Boa Apetite!!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário