segunda-feira, 27 de agosto de 2012


DICAS DE NUTRIÇÃO PARA SE TER AQUELE VOZERÃO
Por: Dietista Rose Sousa


 
Quem não se delicia ao ouvir Ivan Lins...que vozerão, hem!?
 
Se você quer manter a sua voz bonita ou melhorá-la, alguns cuidados são importantes. Assim como a nossa pele e os nossos órgãos também envelhecem, a nossa voz envelhece! E nas mulheres, principalmente após a menopausa, quando há diminuição do hormónio estrogénio a voz feminina se modifica e fica menos macia.

Quem é que não gosta de ouvir um elogio, do outro lado do telefone, que a gente até parece ser mais novinha(o) só por causa da voz que temos?!

Um indivíduo (homem ou mulher) até pode ser lindo (a), bem arranjado (a), cheiroso (a) e maravilhoso(a) fisicamnete, mas se quando abre a boca sai aquela voz de arara, toda desafinada …..aí meu Deus!!!  Estragou TUDO, e o charme todo foi logo para o beleleu!!!!
 
Bem, mais para se ter uma voz agradável de se ouvir, novinha em folha, é necessário que cuidamos bem das nossas cordas vocais. E este cuidar, passa também pela nossa alimentação.  
Deixo-vos aqui, algumas dicas de alimentos benéficos e nocivos para a beleza da sua voz.  




Alimentos BENÉFICOS
Alimentos NOCIVOS
- Água natural
- Chás
- Mel
- Gengibre
- Maça, pêra, diospiros (com casca) 
- Alimentos leves, verduras e frutas
- Sopas cremes
- Sumos de frutas naturais
- Alimentos ricos em fibras (aveia em flocos ou em farelo)
- gelatina
-Alimentos frios, gelados ou congelados (água, refrigerante, sumo, cerveja, gelado, tarte gelada, sobremesa gelada, sorvete e etc) ou ingerir alimentos com variações bruscas de temperaturas numa refeição.
-Sempre que comer um gelado ou um alimento em temperatura muito fria, é aconselhado logo a seguir, ingerir um copo de água a temperatura natural.
-alimentos picantes, ácidos,  salgados e muito condimentados (pimentas, cominhos, Ketchup, tomate, molhos, vinagre, amendoins fritos e salgados, batatas frita, salgadinos de pacote, etc)
-refeições gordurosos e pesadas (feijoadas, rodízio de carnes, cozido à portuguesa “com tudo o que tem direito”…)
- frituras em geral
- Evite o consumo de leite, iogurtes, manteiga e chocolates antes das aulas de canto ou de falar em público (ex.: palestrantes, professores, cantores, pessoas que utilizam a voz no seu dia-dia como seu instrumento de trabalho, etc)
- Evite comer alimentos muito  ácidos e muito salgados
- Evite bebidas alcoólicas
      

DICAS:

- A ingestão de alimentos com variações bruscas de temperaturas, numa mesma refeição, pode, muitas das vezes ser bastante prejudicial, causando um processo inflamatório e inchaço das cordas vocais.    

- Alimentos condimentados, picantes e refeições pesadas, têm uma digestão mais lenta e portanto, aumenta o tempo de digestão o que vai dificultar a movimentação do diafragma (que é um músculo muito importante na função respiratória para a produção da voz)  

- Chocolates, leite e derivados, carne e frituras são alimentos que aumentam a secreção na mucosa da garganta.

- Evite alimentos provocadores de flatulência (gases): bebidas gaseificadas como refrigerantes, leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas, soja, entre outras. Para algumas pessoas, a farinha branca (pães, massas, etc), batata-doce, cebola, rabanete, repolho, aipo, beringela e gémem de trigo, couve-flor, couve-de-bruxelas são também potencias formadores de gases.

- Algumas pessoas notam aumento na produção de gases quando ingerem comida ou sucos adoçados com açúcar de frutas (frutose) ou adoçante artificial à base de Sorbitol. Nesse caso, esses produtos devem ser evitados;

- Evite alimentos muito ácidos (vinagre, Ketchup, tomates ou molhos, cafés, chucrute,   abacaxi, mexilhões, camarões, etc) e muito salgados (batatas fritas e salgadinhos em pacotes, amendoins fritos e salgados, pipocas salgadas, etc)  para não irritar a mucosa da garganta.

- Evite bebidas alcoólicas pois o álcool além de ressecar o organismo ainda tem efeito anestésico e você acaba por não perceber que está abusando das suas cordas vocais, portanto tenha cautela com o álcool quando for participar em karaokê.

- Verduras, frutas e refeições leves, de fácil mastigação, relaxam a mandíbula, melhorando assim, a dicção e dando a sensação de leveza ao corpo.

 -Alimentos fibrosos como a maçã, pêra, diospiros com casca, bem como as frutas cítricas (laranja, acerola, kiwi, toranja, etc) ajudam a limpar a boca e a faringe, ajudando deste modo na clareza e fluidez da voz.

 -Hidrate-se bem! Beber pelo menos 2 litros de água por dia para umedecer as cordas vocais, evitar asssim o seu resscamento e seu esforço vocal. Quando for usar mais a voz tenha sempre uma garrafinha de água por perto para ir umidificando a garganta. Para manter sempre hidratada, evite o ar condiconado e quando isso não for possível, beba mais água do que de costume.

- Inclua chás de ervas (sálvia, camomila), bebidas ou chá com mel.

- Coma gelatinas e sopas leves, cremosas, líquidas os pastosas – são fáceis de deglutir e não agridem a mucosa da garganta.

- chupe pastilhas para a garganta, quando estiver com garganta inflamada. Pois isso aumenta a secreção salivar e favorece a cura. 

- Faça gargarejos à base de infusão de sálvia, tomilho ou camomila – pois estes são anti-inflamatórios e diminuem a irritação da garganta.

Dicas gerais:

- Durma bem, pelo menos 8 horas diárias, evite o stress e aborrecimentos no seu dia-dia, para que suas cordas vocais estejam bem relaxadas e com boa fluidez vocal.

- Utilize roupas confortáveis (leves e folgadas) que não comprimam o seu pescoço, diafragma e cintura, bem como sapatos confortáveis.

- Tenha uma boa postura. Uma postura rígida, com ombros levantados e tensão no pescoço, prejudicam a produção da vocal.

- Evite falar, no seu dia-dia, em tom alto com as pessoas a sua volta. Pratique falar em voz baixa.

-Evite ambientes poluídos com poeiras, giz, fumo de tabaco, tinta e produtos químicos. A poeira e o giz, ao serem aspirados se depositam nas cordas vocais irritando-a e aumentando o atrito entre elas.

- No uso de pílulas anticoncepcionais e na altura da menstruação (na fase pré-menstrual e nos primeiros dias da menstruação) devido a oscilação hormonal a voz pode manifestar uma alteração vocal em cerca de 40% das mulheres apresentando-se cansada, mais grave “grossa” e mais baixa.

- Proteja o pescoço e a garganta do frio com um cachecol ou lenço, nomeadamente no Inverno.

- Em caso de dor de garganta, economize a voz. Evite de falar e cantar demais
para não agravar a situação.

- Evite locais esfumaçados e poluídos (escapes de carros, fumaças diversas, etc).

- Não fume! O tabaco tem uma ação irritante sobre a mucosa da garganta.

- Não faça competição de gritar mais alto, mais fino ou por mais tempo. Esta brincadeira pode estragar as suas cordas vocais, o atrito pode até levar a lesões das pregas.


- Assoe regularmente o nariz para evitar que o muco das fossas nasais escorra para a garganta.

-Faça alguns exercícios semelhantes aqueles que atores/cantores e candidatos de  concursos de música na tevê costumam fazer – rotação da língua, empurrar a língua contra a bochecha, vibrar a língua e os lábios, bocejar, fazer beicinho de beijo, técnicas de relaxamento, etc. Tudo isso ajudam na boa imposição da voz.
  
- Enfim, no mais é importante lembrar, que se você tem uma rouquidão na voz ou passou a ter uma rouquidão frequente ou uma rouquidão que perdura por mais de 15 dias, procure imediatamente um otorrinolaringologista para descartar algum sinal de doença.     

                                    
                                 QUEM CUIDA DA VOZ, SEMPRE TEM O QUE FALAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário