terça-feira, 21 de agosto de 2012


MEU NOVO PROGRAMA DIETÉTICO PARA VOCÊ EMAGRECER DE VEZ SEM SOFRIMENTO
  Por: Dietista Rose Sousa 



Você é daquelas(es) que já tentou de tudo para perder peso, que já passou por inúmeros profissionais de nutrição e não obteve resultados satisfatórios? Não se sente motivado para levar com uma dieta a frente? Você quer perder peso e aquelas gordurinhas inestéticas e não voltar a engordar nunca mais? Então experimente este meu plano alimentar de 12 semanas que lhe ajudará a ter novos hábitos alimentares sem sofrer e sem ficar traumatizado por dietas. É satisfação na certa e nenhum quilo de volta!

Então, se está disposta(o) a comer melhor e mudar de vida, não espere  por milagre instantâneo e mude de vida, mude agora mesmo os seus hábitos. Todos os maus hábitos alimentares à mesa devem ser postos de lado aos poucos e os bons hábitos alimentares  introduzidos gradativamente. Isto porque, virar a sua ementa ao contrário e tentar mudar tudo de uma só vez, é o mesmo que entrar numa guerra para perder — seu corpo vai reclamar e você não vai segurar esta batalha.

Para ajudar você a ter sucesso nessa empreitada, trouxe aqui a minha proposta que, se com muitas das minhas clientes funcionaram, funcionará também com você!  

Em primeiro lugar, quero que você pegue num papel e caneta e faça uma lista de 12 grandes asneiras que você acha que  comete na sua alimentação diária.
Afinal de contas, nós conscientemente e até inconscientemente, já sabemos o que é certo e o que é errado quando o assunto é alimentação saudável. Felizmente, neste mundo globalizado, temos acesso rápido destas informações e não somos portanto uns “coitadinhos” desinformados quanto ao tema, ok?! 

Depois da listagem pronta, escolha para cada semana, uma asneira a ser convertida num bom hábito.

DICA MESTRA:

Fazer uma mudança gradativa – uma mudança de cada vez! Só depois que esta primeira mudança virar um hábito, você parte para o próximo desafio – para a próxima mudança.

1ª SEMANA – Ex: Aumentar a hidratação do corpo.
Nesta 1ª semana, você vai começar a beber em média 8 copos de água por dia. Se conseguir mais, melhor! Se esforce durante esta semana para atingir os 2 litros de água por dia. Não é beber os 2 litros de uma só vez, e sim, fraccionadamente ao longo de todo dia.

2ª SEMANA- Depois de estar habituado com os 2 litros de água/dia, você já estará apto para investir num outro hábito para treinar durante mais sete dias, sem, é claro, abandonar a conquista da semana anterior. E assim os novos hábitos vão sendo introduzidos sem grandes esforços.

3ª e próximas SEMANAS - Se você já conseguir fazer estas mudanças a se tornarem um hábito adquirido, ótimo! Passe então, para o próximo desafio. Mas, se falhar, não desmotive! Tente novamente e continue avante. Já os sucessos, mesmo pequenos, merecem ser premiados. Se auto- presenteie e dê uma prenda a você mesma no final de cada semana: compre um livro que goste, saia com os amigos para assistir um filme no cinema, tire um dia para se cuidar (ir ao cabeleireiro, massagista, manicure, etc). Depois das 12 semanas, é só comemorar os quilos a menos! 

Regra do jogo: devagar para ir muito longe.

                  EXEMPLO DE LISTA DAS ASNEIRAS/ATITUDES A TOMAR

1- Tomo pouca água
Passar a tomar 8 copos de água todos os dias e passar a beber água antes de comer
3- Não tomo o pequeno-almoço
Passar a comer alguma coisa em casa antes de sair para o trabalho/universidade…
3- Faço poucas refeições por dia, apenas 3
Fraccionar mais o número de refeições diárias até no máximo 6 refeições/dia
4- Bebo refrigerante as refeições
Substituir por água
5- Não como frutas
Comer cerca de 3 peças por dia
6- Não como produtos integrais
Comer pães/arroz e massas na versão integral e adicionar sementes integrais ao iogurte, sopas e sumos.
7- Como muito chocolate
Dividir o chocolate com algém o que antes eu comia sozinha e reduzir o chocolate, até chegar num quadradinho pequeno por dia.
8- Como muitas bolachas ao lanche
Substituir por lanches menos calóricos e mais saciantes (ex: bolacha de arroz /milho/Maria + fruta), etc.  
9- Não mastigo e como depressa
Antes de engolir mastigar, mastigar e relaxar nas horas das refeições
10- Adoro batatas fritas e McDonalds
Mudar a forma de confecção em casa e reduzir a ida de vezes ao McDonalds.
11- Não gosto de verduras
Passar a comer um grande prato de saladas verdes antes das refeições do almoço ou do jantar
12- Janto muito tarde e demasiado
Jantar até as 20h e optar por refeições mais leve
13- Adoro açúcar nos cafezinhos e ponho 2 pacotes em cada chavenazinha
Reduzir o açúcar para 1 pacote, depois para meio pacote e depois para nenhum. Ou então, passar a tomar com adoçante ou com Stévia.
14- Tomo cerveja sábados e domingos
Passar a tomar cerveja só 1 vez por semana (só ao domingo)
15- Não tenho tempo para fazer exercício físico
Começar a fazer 30 minutos de marcha (3x/semana), depois 45 minutos de marcha (3 x/semana) e terminar com 1 hora (3x/semana) depois do almoço ou do jantar.
16- Continue você a sua própria lista…tenho certeza que você saberá as asneiras que faz e que tem contribuído para o seu excesso de peso.
Mude agora! Acorde para uma vida mais saudável, bela e com mais qualidade de vida!
Mude sua atitude e mude você! 
 Obs.: está lista é uma sugestão de exemplos de asneiras possíveis. Você deve escolher apenas 12 asneiras e fazer a sua própria lista. Para cada semana,  deverá se fixar em apenas numa asneira e modificar assim, o seu comportamento para melhor. Deverá terminar as 12 semanas com 12 erros convertidos em bons comportamnetos.  

1ª semana

DICA PARA AUMENTAR O CONSUMO DE ÁGUA

Beba 2 copos de água uma hora antes do pequeno-almoço, antes do almoço e antes do jantar. Antes de cada lanche, mais um copo. Nosso corpo nem sempre identifica bem a sede e por conta disso, às vezes confundimos a falta de hidratação com fome e exageramos depois na comida.

Estratégia: deixar lembretes do tipo "não se esquecer de beber a água" na agenda do telemóvel. Andar sempre com uma garrafinha cheia, dentro da mala e na mesa de trabalho.

2º Semana

PEQUENO-ALMOÇO TODOS OS DIAS

Pesquisas comprovam que quem toma um pequeno-almoço de manhã nutritivo corre menos risco de comer feito uma leoa nas outras refeições. Além disso, você garante mais energia e concentração. Uma fruta, uma chávena de café com leite magro e uma fatia de pão integral com fiambre magro ou queijo magro é uma ótima pedida para começar bem o dia.

Estratégia: se não tem apetite quando acorda, comece com uma fruta e, aos poucos, acrescente outros alimentos. Quem vive correndo pode optar por produtos prontos e saudáveis, como iogurte magro, leite de soja light em pacotinho, torrada integral e barrinha de cereais com poucas calorias.

3º Semana

MAIS REFEIÇÕES POR DIA

Quem divide o que come em cinco refeições por dia, acelera o metabolismo entre 5 e 15%. E se você, ainda controlar as porções: é emagrecimento na certa, porque você evita os picos de fome.

Estratégia: o ideal é comer a cada três ou quatro horas. Se você toma o pequeno-almoço às 07:00 horas, faça um lanche às 10:00 horas, almoce às 13:00 horas, lanche às 16:00 horas e jante às 20:00 horas. E se ficar acordado até mais tarde,  ceie às 23:00 horas (opcional).

4º Semana

REFRI UMA VEZ POR SEMANA

Aproveite que você já adquiriu o hábito de beber mais água e reduza o refrigerante, que não acrescenta nada de bom ao organismo e aumenta ainda a celulite. Nenhuma versão é melhor do que água. Não se deixe iludir pelas versões light pois, mesmo estes com menos calorias, são ricos em sódio, corantes e desidratam o seu organismo para além do que, quando consumidos com a comida, diluem o suco gástrico e prejudicam a digestão.

Estratégia: nas refeições em casa, opte apenas por água. No café, no bar ou no restaurante (com amigos), vá de sumos naturais pouco calóricos: limonada diet (com adoçante), sumo de melancia e hortelã, sumo de gengibre com melão e adoçante.

5º Semana

MAIS FRUTA, MENOS FOME

As frutas frescas são cheias de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, alimentam e enganam a fome. Coma de três a quatro porções por dia, variando os tipos e inclua sempre uma cítrica (laranja, mexerica, limão, kiwi) para melhorar a absorção do ferro presente nos outros alimentos.

Estratégia: substitua o doce da sobremesa por uma fruta e economize um montão de calorias. Se detesta fruta, comece com as desidratadas, que são bem docinhas.

6º Semana

NÃO COMO PRODUTOS INTEGRAIS

Seu organismo consome mais calorias para digerir os produtos integrais do que os refinados. Quer mais? As fibras presentes especialmente nos grãos e nas farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, varrem as toxinas do corpo e aumentam a sensação de saciedade, já que tornam a digestão mais lenta.

Estratégia: Substitua todo o tipo de pão branco pelo integral, de centeio ou de aveia, de preferência light. Depois, faça o mesmo com o arroz e com as massas. Acrescente grãos (soja, lentilhas, grão-de-bico, quinua) nas saladas; aveia e linhaça nas sopas; granola e muesli sem açúcar no iogurte; gérmen de trigo nos sucos ou nas frutas picadas.

7º Semana

REDUZIR O CHOCOLATE

Esse é o tipo de alimento que na medida certa faz bem: a todo momento surgem estudos comprovando que o polifenol, substância presente no chocolate, protege o coração, reduz o colesterol ruim, combate o envelhecimento precoce. Em excesso, a gente já sabe: vira pneuzinho.

Estratégia: em vez de comer uma barra inteira, comer apenas uma metade com mais uma maçã ou uma fatia de melão ou de uma outra fruta qualquer. A fruta vai ajudá-la a chegar a um pedacinho por dia. Barrinhas de cereais, tipo Bicentury, também matam a vontade e o desejo por chocolates e têm bem menos calorias.

8º Semana

LANCHES MAIS SAUDÁVEIS

A mania de comer e petiscar biscoitos, bolachinhas integrais, bolachinhas diet, bolachas recheadas, rebuçados, gomas, docinhos o tempo inteiro arrasa qualquer silhueta.

Estratégia: se você adora docinhos e é uma autentica formiguinha, na hora do lanche procure trocar a bolacha recheada por bolacha de arroz ou de milho ou coma uma fruta natural com 2 bolachas Maria.
Se não vive sem salgado, opte por uma sandes de pão integral com fiambre ou queijo magro. Outras opções gostosas: iogurte magro com frutas e com sementes; um punhado de amêndoas cruas sem sal; ou de nozes ou de amendoim (sem sal), leite de soja light em pacotinho ou  pacotinho de leite magro ou café com leite magro com 2 torradas integrais (não use açúcar e opte por adoçante ou Stévia).

9º Semana

MASTIGUE, MASTIGUE, MASTIGUE

Quanto mais você mastigar os alimentos, melhor para a digestão e para espantar os quilos extras. A saciedade tem a ver com o tempo que levamos para comer. A partir de 20 minutos de mastigação, o cérebro começa a receber mensagens de que o corpo já está satisfeito. Se terminar a refeição antes desse tempo, vai querer repetir o prato.

Estratégia: a cada garfada, descanse os talheres ao lado do prato enquanto mastiga. Você também pode contar o quanto mastiga cada garfada: 20 vezes é um bom número. Tente relaxar o máximo na horas das refeições. Desligue a tevê, fique longe do telemóvel e do computador. Coma sentado, à mesa, sinta a sua comida e deguste calmamente cada garfada sem stress e sem barulhos à volta da mesa.

10º Semana

REDUZIR PELA METADE AS GORDURAS

Você não vive sem batata frita e sem McDonalds? Não precisa eliminá-los de vez da sua vida, mas também não dá para comer todo dia e ser feliz... Reserve as frituras, os pastéis, nuggets, douradinhos e o hambúrguer para os fins-de-semana e corte a quantidade pela metade. Não faça a ida ao McDonalds um hábito. Vá lá, apenas 1 vez ao mês e opte por refeições mais saudáveis.
Estratégia: em casa, mude a forma de preparo. No lugar de mergulhar os nuggets, douradinhos e pasteizinhos na frigideira, leve-os ao forno. Faça o mesmo com o bife e os filés de peixe e de frango. No McDonalds, opte por comer primeiro, um prato enorme de saladas e uma sopa. E só depois, vá ao balcão novamente para fazer o seu segundo pedido. Verá que já com a sopinha e com um prato de salada  a forarem o estómago, não terá aquela fomeca toda para comer mais batatas + refri +  um X  engordiet daqueles.    

11º Semana

VERDE É ESPERANÇA ...DE UMA SILHUETA DE SONHOS

Você pode comer folhas à vontade. São levíssimas e têm um montão de vitaminas, minerais e fibras. Um prato só de verdes antes do almoço vai ocupar seu estômago e você vai acabar comendo menos alimentos que engordam. Para temperar, use uma colher de chá de azeite com limão e pouco sal; mostarda; shoyu light, vinagre ou molho de iogurte. Use a sua imaginação!
Estratégia: abuse de alface, rúcula, agrião, escarola, acelga, salsa, coentros, etc. Estes, podem ser consumidos refogados, picadinhos nas sopas, na carne picada, na soja moída,  no frango de panela, no recheio das tartes, massas e panquecas e até nos sumos (evite coá-los para manter as fibras intactas).

12º Semana

JANTAR ATÉ AS 20h

Quando dormimos, o nosso metabolismo desacelera e a gente consome menos energia. Quanto mais próximo da hora de dormir você jantar, maior o risco de armazenar gorduras (nomeadamente, na zona abdominal!). Portanto, o ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama: se isso acontece por volta das 22 horas, o seu jantar deverá ser às 20 horas. Faça um jantar leve e evite comer aquela feijoada ou cozido à portuguesa com tudo que “acha" que tem direito.
Estratégia: quando for impossível comer mais cedo, faça um prato mais leve, com salada, vegetais cozidos e carnes brancas magras, de preferência grelhadas, ou tome uma sopa de legumes, mas nunca deixe de jantar.

2 comentários:

  1. O que vc acha da dieta south beach? é uma forma de se alimentar bem ou não?

    ResponderEliminar
  2. Olá,querida Edna!

    A dieta de South Beach na minha opinião,como profissional que olho em todos os aspectos nutritivo dos alimentos, é o seguinte:

    É uma dieta que foi desenvolvida por um cardiologista - Arthur Agatston, que em alguns aspectos é muito parecida com à dieta de Atkins (que tem também um controlo nos hidratos de carbonos, uma elevada ingesta de proteinas e de gorduras). Embora, uma das principais diferenças seja o incentivo para aumentar o consumo de vegetais e de legumes, ao contrário do que a dieta de Atkins sugere.

    Para além desta alimentação, é ainda recomendado a toma de alguns medicamentos para ajudar na perda de peso; negligencia à atividade física, referenciando que a dieta por si só é suficiente para um controlo do peso e uma manutenção a saúde. O que na minha opinião, esta omissão é muito GRAVE, porque a atividade física é essencial para um emagrecimento saudável e para uma manutenção do peso ao longo da vida.

    Esta dieta pode ser fundamentada em estudos científicos, mas só são apresentados resultados e conclusões demonstrados pelo próprio autor.

    Por outro lado, diria que toda dieta é valida! Desde que, seja efetivamente cumprida! Até a dieta da sopa , da lua e da cebola e etc, se podem ver nelas resultados satisfatórios. Mas, se o teu objetivo é mesmo perder peso de forma saudável e equilibrada, a escolha de uma dieta tem de ser bem analisada com um profissional competente (nutricionista, dietista, personaldiet, nutrólogo).


    Se efetivamente tencionas fazer esta dieta, deverás cumpri-la na íntegra. Só assim, será para ti válida e verás resultados positivos! Ela tem também o seu aspecto positivo: adquirires bons hábitos alimentares e muita aprendizagem saudável que poderás através dela remeter a uma adoção de um novo estilo de vida.

    Espero ter exclarecido a tua questão. Mas, se tiveres quaisquer dúvida, não hesites em entrar em contato, ok?! Beijinhos vitaminados, Rose Sousa.

    ResponderEliminar