segunda-feira, 30 de abril de 2012


Orientação Dietética na Diabetes – Como Prevenir a Hipoglicemia?
Por: Dietista Rose Sousa

A Diabetes é uma síndrome produzida pela deficiência de actividade da insulina, e que resulta em prejuízos no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas, gorduras, água e electrólitos. A insulina é o hormona responsável pela utilização de glicose pelas células. Se há falta de insulina, a glicose não é aproveitada, e acumula-se no sangue, produzindo os sintomas da hiperglicemia.
A tríade dos sintomas mais importantes são: poliúria (urinar fequentemente), polidipsia (sede intensa) e polifagia (fome excessiva).
O excesso de glicose é eliminado pela urina, que carrega consigo grande quantidade de água, provocando a poliúria. Esta perda excessiva de água provoca sede intensa. O não uso de glicose (principal fonte de energia) faz o diabético perder peso, e para compensar ocorre fome excessiva.
Outros sintomas importantes são: dores nas pernas, piora a visão, couceira na pele, corrimento vaginal e cansaço fácil.
O organismo procura então outra fonte de energia que não a glicose, ou seja, a gordura. A metabolização de gorduras gera acumulo de acetona, que ao ser eliminado pela respiração provoca hálito cetônico e pela urina cetonúria.
O diagnóstico laboratorial é feito pela dosagem de glicose no sangue.
A Diabetes portanto, é uma doença na qual há muito açúcar no sangue. O tratamento diminui esta quantidade de açúcar, mas algumas vezes o efeito pode ser muito forte e o açúcar pode diminuir muito. Esta situação é chamada hipoglicemia: “hipo” para pouco; “glic” para glicose; “emia” para sangue. Portanto, hipoglicemia = pouca glicose (açúcar) no sangue. Esta situação deve ser evitada, pois é responsável por sinais e sintomas desagradáveis. Levando o diabético a sofrer acidentes por causa da hipoglicemia (em casa, no trabalho, no carro, etc). Estes acidentes acontecem durante a perda da concentração e da atenção, uma vez que o açúcar (glicose) interfere no funcionamento do cérebro.

Sinais e sintomas de hipoglicemia:
  • Súbito ataque de fome;
  • Súbita mudança de humor (irritabilidade);
  • Súbito cansaço;
  • Transpiração;
  • Visão turva;
  • Palidez
  • Dificuldade de concentração;
  • Palpitações;
  • Sonolência;
  • Batimentos cardíacos acelerados

O diabético convém verificar quais destes sinais e sintomas já apresentou quando teve hipoglicemia. Caso não saiba verificar, deve perguntar a seus familiares que sinais eles notaram e então tentar comparar com as descrições de cada um. Alguns diabéticos apresentam muito poucos sinais de hipoglicemia (por exemplo, pacientes idosos e pacientes que têm diabetes há muito tempo) mas podem apresentar mudanças súbitas de carácter ou podem parecer estarem bêbados.

Três factores podem levar à hipoglicemia:

1.      Comida: o diabético pode não ter comido o bastante.

·       Não ingeriu alimentos o bastante contendo hidratos de carbono (pão, batatas, arroz, massa, milho, frutas, etc).
·       Pulou uma refeição

2.      Medicação

    • Tomou os remédios mas não se alimentou. Embora a hipoglicemia seja menos frequente em indivíduos usando medicação oral (comprimidos) do que em indivíduos em uso de insulina, o perigo de hipoglicemia ainda existe. Se não for tratada logo, a hipoglicemia pode durar um longo tempo.
    • Se o diabético estiver a usar insulina, deverá comer hidratos de carbono e evitar pular refeições ou comer refeições que não contenham hidratos de carbono.

 
3.      Excesso de actividade física

    • O exercício diminui o açúcar no sangue porque os músculos “removem” o açúcar para o seu próprio uso.
    • A actividade física pouco habitual é frequentemente responsável por hipoglicemia, especialmente em pessoas que não estão acostumadas a ela.


Prevenção da hipoglicemia

  • NUNCA pular uma refeição
  • Comer hidratos de carbono em TODAS as refeições
  • Se faz exercícios, comer um lanche com 15 a 30g de hidratos de carbono imediatamente antes de começar e continuar a comê-los a cada hora se a actividade for intensa
  • SEMPRE levar açúcar na bolsa / bolso. Ter algum em mesa de cabeceira, no carro, mala de ginástica, em sacolas de compras e etc.

Tratamento da Hipoglicemia

·        Comer açúcar IMEDIATAMENTE
·        Comer 15g de açúcar
·        Mesmo na dúvida , comer açúcar.

Evitar hipoglicemia com 10 a 15g de açúcar/ hidratos de carbono, caso não tenha o açúcar ao natural

1 porção de fruta: 150g de pêra, banana
1 porção de leite: 200 ml de leite
½ porção de amido: 30g de pão ou arroz
30g de queijo
1 barra de cereal 1 concha de sorvete (gelado)
150 ml de sumo de frutas natural
150 ml de leite cachocolatado
1 i ogurte  natural ou com sabor
20g de biscoitos
30g de chocolate

Como tratar a hipoglicemia : 15g de glicose

4 cubos de açúcar ou 2 colheres de chá de doce ou 150ml de Coca-Cola ou sumo de frutas, tendo a atenção de não usar bebidas dietéticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário