sexta-feira, 27 de abril de 2012


Mitos, tabus,
fantasias & incertezas
em alimentação e nutrição

A nutrição humana está em evolução.
A cada dia surgem novas informações e descobertas sobre efeitos benéficos dos nutrientes em humanos ou animais de laboratório.
Surgem também informações que dizem o contrário, relatando os efeitos
 prejudiciais desses mesmos nutrientes que antes eram benéficos.
O que a ciência tem a dizer sobre estas informações?
Por Rose Sousa, Dietista


Para quem quer emagrecer a opção verde é a ideal?
Cuidado! Alguns pratos vegetarianos contém muita gordura, sobretudo quando são elaborados com queijos, azeite, natas e são fritos.
Na dúvida, a carne vermelha pode ser mais aconselhável se a gordura visível for retirada.
O frango sem pele e o peixe se não forem cozinhados em muita gordura são uma boa escolha.
Tenha cuidado também com a comida chinesa. Quase todas as preparações são muito gordurosas. Em restaurante chinês opte por yakissoba de legumes, arroz chinês, carne desfiada com broto de bambu ou outros vegetais (brócolos).

Com os produtos “Magros” posso comer à vontade que não engordo!

Não. Muito cuidado com a versão “magra”! Por apresentarem menos gordura na sua composição (menos de 25% em relação ao produto original) há uma tendência de consumir mais, pois parece menos. Feito as contas, consumiu-se o mesmo em gorduras e calorias.   
Por exemplo: dois iogurtes light engordam tanto quanto um iogurte normal.

Manga com leite faz mal?

Que disparate! Claro que não faz mal algum. Está é mais uma, entre tantas outras, crenças e tabus que persistem até os dias de hoje desde a época da escravatura. Este tabu, foi criado pelos donos de escravos para impedi-los de roubarem as frutas do pé à noite, uma vez que a última refeição dos escravos era ingerida ou elaborada com leite. Da mesma forma, comer laranja com leite, sempre com uma ameaça vingativa embutida em seus dizeres: “Laranja de manhã é ouro, de tarde prata, de noite mata!”

Beber água à refeição faz engordar?

Falso. A água não faz engordar porque não fornece nenhuma energia mas, bebida em excesso durante a refeição, pode perturbar a digestão tornando-a mais lenta devido ao fato das enzimas digestivas se tornarem mais diluídas.
O que acontece é o seguinte: ao comer, o organismo quebra as moléculas dos alimentos para as digerir. Nesse processo digestivo, são primeiramente processados os carboidratos e as proteínas depois. Ao ingerir água (líquidos), interfere no trabalho digestivo e obriga o seu corpo a resolver primeiro o problema daquilo que bebeu.
Só depois passará aos alimentos. Mas isso não importa. O que engorda é o que come ou bebe e não o tempo que o seu organismo leva para processar a refeição.
Um copo de água não faz diferença, não irá causar perturbação digestiva alguma, mas pode-se e deve-se beber água antes das refeições por dois motivos: primeiro porque satisfaz a sede e segundo porque o impedirá de comer demais.
O que faz engordar como bebidas às refeições são: as bebidas açucaradas e as alcóolicas.

Para ajudar no emagrecimento os laxantes e diuréticos são bons aliados?   

Falso. Os laxantes e diuréticos só fazem perder água, e perder água não é emagrecer. Perder água é desidratar e enfraquecer o seu corpo. O nosso organismo é composto de aproximadamente 70% de água. Alterar esse equilíbrio orgânico, além de não emagrecer, é perigoso.

É possível viver apenas à base de saladas e grelhados?

Falso. Após dois ou três meses neste regime monótono, descobrirá que foi uma péssima opção de dieta alimentar. Emagreceu, mas não aprendeu a alimentar-se correctamente. Pior, um dia, tanta privação levá-lo-á a perder o controlo pela comida. Então, voltará a comer desenfreadamente e engordará novamente.
Apenas emagrece e se mantém magro quem aprende a comer aquilo que gosta nas quantidades certas.

Suco de beringela combate o colesterol?

Segundo estudos realizados na Unicamp  - Universidade de Campinas, em laboratórios com animais (coelhos), os resultados mostraram redução significativa no peso corpóreo, no colesterol total e nos triglicéridos dos animais.
Nos seres humanos, no entanto, não há ainda estudos que comprovem a ação do suco de beringela. Mas, os cientistas afirmam que os resultados da pesquisa permitem concluir que o suco pode representar um tratamento alternativo e de baixo custo para quem enfrenta problemas com o colesterol e o triglicéridos.



Dietas sem carboidratos é uma escolha saudável de emagrecimento?

As pessoas devem evitar fazer dietas baseadas no consumo de alimentos sem carboidratos. É que os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo, principalmente para os músculos e órgãos vitais como fígado e cérebro.
Este tipo de dieta não traz vantagem alguma para a pessoa. Pode sim, provocar vários prejuízos ao organismo. Os mais comuns são os problemas cardíacos, com o metabolismo das proteínas, oxidação em demasia das gorduras, além de distúrbios no sistema nervoso central.
Acredito que os profissionais que prescrevem este tipo de dieta devam estar amparados no fato de que a ausência de carboidratos leva a “queima” de gorduras. Porém, esta dieta não deve ser aplicada nem por curto período de tempo, pois ela é inviável no dia-a-dia de qualquer cidadão, uma vez que os carboidratos são alimentos altamente disponíveis na alimentação humana.  E como a natureza é perfeita, por alguma razão este nutriente se apresenta em maior quantidade na nossa ali

Sem comentários:

Enviar um comentário