quinta-feira, 26 de abril de 2012


Alergias Alimentares
Por Dietista Rose Sousa

As reacções alérgicas aos alimentos ocorrem tanto em crianças como em adultos. Podendo ocorrer reacções imediatas (um minuto a duas horas após a ingestão do alimento) ou retardadas (duas a 48 horas). E o factor alergénico é, em geral, o componente proteico dos alimentos, independentemente de sua abundância nesses. A sensibilidade a um alimento, como o mel, por exemplo, é dada pelas ínfimas quantidades de proteínas presentes nos grãos de pólen a ele misturados. As tendências alérgicas são herdadas, mas não necessariamente a um antígeno específico. Qualquer pessoa que apresentar uma certa tendência à alergia pode desenvolver sensibilidade a outros tipos de alimentos.
 A incidência de alergia alimentar em bebés e crianças é de 0,3-20%; em adultos de 1-3%.

SINTOMAS MAIS FREQUENTES
  • Os sintomas mais frequentes (70%) das alergia alimentares são gastrointestinais:
diarreia, náusea, vómitos, espasmos, distensão abdominal, refluxo gastro-esofágico, obstipação e dor;
  • 24% são reacções dérmicas (pele): dermatites atópica em crianças e dermatites atópica em adultos, urticária aguda  e urticária crónica;
  • 4 %  reacções respiratórias (anafilaxia, asma na criança e asma no adulto) e
  • 2 %  envolvem outros sistemas.

ALERGENOS MAIS COMUNS EM CRIANÇAS

  • Leite de vaca
  • Ovos
  • Cítricos
  • Grão de soja
  • Amendoins
  • Trigo
  • Peixe
  • Tree nuts (frutos oleaginosos: nozes, castanhas, amêndoas)
  • Crustáceos

ALERGENOS MAIS COMUNS EM ADULTOS

  • Amendoins
  • Peixe
  • Tree nuts
  • Crustáceos

A proteína do leite de vaca é o alergeno alimentar mais estudado na faixa etária pediátrica por ser a mais consumida e pelo seu forte potencial alergênico. O leite de vaca contém mais de 25 componentes proteicos com graus diferentes de actividade antigênica.



COMO TRATAR CERTAS ALERGIAS ALIMENTARES?

ALERGIA AO LEITE DE VACA

O lactente costuma tolerar melhor o leite em pó, porque o calor modifica as proteínas naturais. Em alergias muito acentuadas, deve-se utilizar produtos distintos à base de proteína hidrolisada ou leite de soja, etc. Quando se incorporam alimentos sólidos, deve-se evitar o uso daqueles que contêm leite natural ou desnatado.
Se, posteriormente, a criança aceita os leites especiais, devem-se agregar à sua dieta suplementos de cálcio e riboflavina.
Conforme à medida que crescem, as crianças costumam tolerar pequenas quantidades de suplemento diário de cálcio, sendo este aconselhável também em adultos alérgicos ao leite de vaca.

ALERGIA AO TRIGO

A esse tipo de alergia, diferentemente do que ocorre na síndrome de má absorção, não cabem as restrições de centeio, aveia e cevada; apenas se deve assegurar que não sejam misturadas com farinha de trigo.

ALERGIA AO OVO

Há uma grande quantidade de alimentos que o contêm; por exemplo, bebidas espumantes e a maioria das sobremesas e sorvetes (gelados). Neste caso, é provável que a pessoa seja alérgico também ao frango.

ALERGIA AOS CÍTRICOS

O problema desses indivíduos é a adequação da ingestão de vitamina C. Embora outras frutas e hortaliças a contenham, às vezes, é necessário o suplemento por via medicamentosa.

CONSELHOS DIETÉTICOS PARA ALÉRGICOS

  1. Normalizar as funções do aparelho digestivo, cuidando da inflamação da mucosa intestinal e evitando, nos constipados, a ingestão de medicamentos irritantes como a fenolftaleína.
  2. Descartar a hipótese de uma parasitose intestinal e tratá-la se for o caso.
  3. Evitar a ingestão de alimentos liberadores de histamina: morangos, chocolate, bananas, limão e clara de ovo.
  4. Evitar a ingestão de álcool, vinhos brancos e condimentos.
  5. Reduzir o aporte de tiramina, suprimindo a ingestão de queijos (Roquefort, Cheddar, Gruyère, etc), arenques, conservas de peixe e carnes elaboradas vermelhas ou brancas.
  6. Investigar o alimento alergênico: nozes, amendoins, cereais, cítricos, tomates e alimentos que contenham aditivo ou corantes, assim como a penicilina.
  7. Não ingerir certos produtos industrializados como laranjadas, limonadas, cremes e gelados, porque nesses se inclui o corante tartrazina como aditivo, o que pode ocasionar intolerância.

Sem comentários:

Enviar um comentário