segunda-feira, 30 de abril de 2012


KEFIR – UM ALIMENTO PROBIÓTICO OU FUNCIONAL?
Por Drª Rose Sousa

Quem nunca ouviu falar de umas bactérias tipo couve-flor ou cogumelos ou de uns fungos ou de uns grãos que fermentam o leite e produzem iogurtes naturais? Provavelmente sua avó ou amiga da sua tia meia hippie que fazia iogurtes caseiros com uma “flor”, já há muito tempo, utilizavam um valioso alimento nutricional: o Kefir.
Kefir palavra em turco que significa bênção e classificada por nós como “manjar dos deuses” é um produto alimentar (bebida) derivado do leite de excelente qualidade nutricional. Esta bebida é feita por bacilos e leveduras, conhecidos também como cogumelos / grãos que se alimentam do leite e produzem uma bebida de sabor ácido suave (agridoce), espumosa e de baixo teor alcoólico.
Este rico produto de origem caucasiana, é conhecido por habitantes do Tibete e da Turquia como um alimento que possui propriedades medicinais para tratar e prevenir diversas patologias: doenças das vias respiratórias, doenças oncológicas, dermatites (doenças da pele), doenças do aparelho digestivo, gastrites, inflamações crónicas dos intestinos, fígado, vesícula, doenças do aparelho urinário, diabetes, anemias, hipertensão, celulite, obesidade e etc.
Produto este, que tem ultimamente virado moda entre os naturalista e os lactovegetarianos.
Segundo relatos, os habitantes da Rússia Oriental, do Himalaia e do Cáucaso, bebem-no desde a nascença como se fosse água. E conjuntamente com uma alimentação equilibrada, sem excessos e abusos da alimentação ocidental, fazem dele uma refeição normal e atingem uma longevidade aproximadamente de 110 anos de idade.
De acordo com os seus disseminadores, o Kefir é um produto probiótico de leite fermentado saudável, semelhante ao yogurte, mas de sabor ligeiramente mais ativo. Enquanto os yogurtes normalmente contém só dois ou três tipos de bactérias, o Kefir contém mais de 32 tipos – uma variedade de micro-organismos amigável (leveduras benéficas) que normalizam a flora intestinal, prevenindo assim, todas as doenças relacionadas com a retenção de fezes no organismo, além de estimular o sistema imunológico no aumento da produção de interferon, controlando assim, a reação de vírus.
Pesquisas realizadas na Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), constatou que o Kefir apresenta uma resistência à manipulação caseira, isto é, mesmo sendo submetido a contaminação, tipo por coliformes fecais, o Kefir consegue em poucos dias de experimento estar novamente descontaminado. E devido ao seu complexo microbiano liberam antibióticos garantindo assim, o controlo da colónia.
O Kefir pode ser utilizado nas mais diversas formas na culinária. Podendo ser usado simplesmente como bebida energética, com cereais integrais, aveia, mel, pólen, adoçante dietético, açúcar mascavado, com sementes em geral (sésamo, linhaça, papoila, girassol e etc), com frutas frescas, com frutas secas, em batidos, em substituição de maionese no preparo de saladas e em outras formas culinárias conforme o gosto e criatividade de cada pessoa.     
Dependendo do tempo de fermentação, o Kefir pode promover diferentes reações nos intestinos. Apenas com 12 horas de fermentação, age como laxante intestinal, fermentado por 36 horas normaliza o intestino e com mais de 48 horas a fermentar no leite cura episódios diarreicos.
Mas segundo pesquisas realizadas na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o kefir não é classificado como um alimento probiótico, e sim como um alimento funcional, porque os alimentos probióticos, produzem bactérias com ação na flora intestinal humana, como os lactobacilos do yakult, e o Kefir produz vitaminas que auxiliam no processo digestivo e na estruturação epitelial. E de acordo com as pesquisas realizadas, a bactéria do Kefir do leite acelera a cicatrização e reconstituição de pele. Na Rússia, o Kefir fermentado em leite é utilizado há anos no tratamento de queimados.
O que se pode cientificamente esclarecer é que o Kefir é um produto rico em vitaminas do complexo B. E que essas vitaminas participam da composição de enzimas transformando os alimentos em hidratos de carbono, gorduras e proteínas.
De acordo com pesquisas do Departamento de Alimentos da Faculdade Federal de Minas Gerais (UFMG), o valor terapêutico do Kefir está relacionado à aceleração da digestão dos alimentos, diminuindo o nível de colesterol sérico e beneficiando ainda o sistema vascular e respiratório.
O kefir feito com leite  magro apresenta a seguinte composição nutricional em 100g de bebida: Calorias - 38 Kcal; Proteínas - 3,45g; Carboidratos -  4,16g; Gorduras - 0,10g; Colesterol - 0 mg.
Seja como for, probiótico ou funcional, o Kefir é um alimento excelente pelo seu rico valor nutricional e pelos seus inúmeros predicatos já cientificamente comprovados no benefício à saúde humana.


Sem comentários:

Enviar um comentário