terça-feira, 1 de maio de 2012


Crianças e Idosos: os benefícios da fruta
Por: Dietista Rose Sousa

As frutas são uma fonte excepcional de vitaminas e minerais. Além disso, saciam, hidratam o organismo e não engordam, se comerem as doses diárias recomendadas. Na alimentação infantil e na alimentação do idoso representam um alimento chave, especialmente quando faz calor, já que são simples, frescas e apetecíveis de comer.
Com as altas temperaturas, mudam as nossas preferências alimentares, facto que se nota mais nos miúdos e nos idosos que, em geral, sentem uma redução no apetite. Neste contexto, tornam-se muito atractivas as frutas, pois as suas vantagens são múltiplas:

  • O seu sabor é delicioso e refrescante;
  • Quase todo o seu peso contém água, vital para contrariar o efeito desidratante do calor;
  • Estão repletas de vitaminas, minerais e outros fitonutrientes, essenciais para o bom funcionamento orgânico e bem-estar;
  • Contêm fibra e regula os intestinos, órgão que costuma sofrer com os hábitos relacionados com o período de férias.

Como ingeri-las: 
O melhor é comer as frutas cruas, pois assim conservam todos os nutrientes. A pele, além de conter fibra, geralmente tem mesmo debaixo de si certas vitaminas. Porém, tendo em conta os pesticidas e outros produtos químicos que se utilizam, é melhor descascar as peças de frutas se não forem de proveniência biológica.

Formas diversas de apresentação:
·       Em macedónias – lavam-se e descascam-se as frutas, as de origem não biológica, cortando-as em cubos pequeninos. Combinam bem a maça, pêra, laranja, morangos, kiwi, pêssego, diospiros (rijos) e o ananás.
·       Em saladas diversas – maças, peras, mangas, framboesas…podem juntar-se a saladas à base de alface, tomate, cenoura, agrião, ou germinados. Saladas com queijos, ricotas e etc. Cortadas em diferentes formas como aos cubos ou em palitos;   
·        Em sobremesas – na tradicional salada de frutas;
·        Em batidos com leite ou de iogurte;
·        Com Keffir, em iogurtes naturais, de aromas, líquidos e cremosos;
·        Em cereais de pequeno-almoço. Com aveia, farelos de trigo, flocos de milho tostado (Corn-Flakes);
·        Em tartes doces, em pizzas vegetarianas, em empadas doces;
·        Em compotas, assadas no forno ou cozidas: maças e peras - desta forma ficam muito boas e ajudarão as crianças e idosos a recuperarem-se depois de uma gastrenterite ou diarreia. Essas opções, são também ideais para estômagos delicados;
·        Sumos e liquefeitos: laranja, acerola, limão, uva, pêssego, kiwi e etc. São riquíssimos em vitamina C;
·        Em espetadas de frutas e em papas de frutas e
·        Em marmeladas ou confeituras – não possuem as vitaminas da fruta fresca mas também são, em quantidades moderadas, uma boa opção para pequenos-almoços ou lanches infantis e dos idosos. As marmeladas de ameixa, além disso, ajudam a repor o bom funcionamento dos intestinos presos. 

Quantidade Ideal: três doses por dia
Recomenda-se tês doses diárias de fruta no contexto de uma alimentação variada e equilibrada. De manhã é altura para tomar-se um sumo de fruta natural que proporcione vitalidade, já que é uma fonte rápida e absorvível da energia do açúcar que contém. As duas restantes doses, preferivelmente de fruta inteira, como sobremesa do almoço ou jantar, ou como merenda a meio da manhã.
Deve-se mudar o tipo de fruta durante o ano, adequando as variedades de cada estação que, ao serem de temporadas, apresentam um melhor estado de nutrientes.

Frutas para as crianças
  • Cítricos (laranja, tangerina, toranja…)
Fontes de vitamina C no Inverno, contém fibra e potássio. Cruas e inteiras, em macedónias e em sumos para aproveitar melhor a vitamina C.
  • Frutas Vermelhas (morangos, framboesas, groselhas, amoras…)
Também são boas fontes de vitamina C, fibra e de substâncias que favorecem a circulação. Acompanhando iogurtes e leites fermentados, em saladas e sobremesas ou em marmeladas.  Uvas e outras frutas de Outono (figos, romãs, diospiros…)
Além de conterem açúcares energéticos e muitos antioxidantes, em geral são ricas em taninos, antidiurreicos, antibacterianos e antifungicos.
Cruas, liquefeitas ou em sobremesas doces.
  • Vermelhas com caroço (cerejas, ameixas…)
Diuréticas e ricas em flavonóides, a marmelada de ameixa combate a prisão de ventre.
 Cruas ou em marmelada de ameixa.
  • Pêssegos e companhia (damascos, nectarinas, nêsperas…)
Contêm vitamina C e betacarotenos para proteger a pele no Verão. Doces, mas de baixo teor calórico e bastante fibra. Crus, liquefeitos ou em macedónias.
  • Exóticas (Kiwi, ananás, manga…)
O kiwi é muito rico em vitamina C, a manga é boa para a visão e para fortalecer as defesas. Cruas, em saladas ou macedónias.
  • Primeiras frutas (maçã, pêra)
Dão energia, são digestivas e combatem a prisão de ventre. A maçã ralada é boa para combater a diarreia. Assada ou cozida é recomendada para uma dieta branda para recuperação de gastrenterite.
Cruas ou em compota, maçã assada.
  • Melão e Melancia
Superhidratantes, previnem insolações e golpes de calor, favorecem o funcionamento intestinal. Crua, em batidos ou sorvetes, macedónias.
  • Bananas
Ideais para desportistas, combatem o esgotamento e previnem as caimbras. Cruas ou em saladas.

As frutas que não devem comer na praia

Comer fruta e legumes na praia é exactamente o que deve fazer para se manter hidratado e bem alimentado.
No entanto, há algumas frutas que têm uma substância fotosssensibilizante que provoca manchas, são exemplo disso: a laranja, limão, figo e uva.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário