quinta-feira, 26 de abril de 2012


CUIDE DA SUA SAÚDE AMANDO O SEU CORAÇÃO!
Recomendações Dietéticas Saudáveis
Por Dietista Rose Sousa

Por Amor Reduza o Colesterol

Colesterol
É uma gordura fabricada no organismo e presente em alguns alimentos. O colesterol é encontrado principalmente em alimentos de origem animal.
O excesso de colesterol pode se acumular nas artérias e provocar seu entupimento, processo chamado aterosclerose, grande responsável pelo infarto e pelo derrame cerebal.
O processo de obstrução do vaso sanguíneo, se inicia e progride de forma semelhante ao que ocorre com canos de água e esgoto, que acumulam progressivamente sujeira em suas paredes e acabam entupindo por completo.

♥ Exames - um bom caminho

A partir dos 30 anos é importante dosar os níveis de colesterol no sangue, repetindo o exame de acordo com a orientação médica.

♥ HDL/LDL – Bem-me-quer, mau-me-quer

A associação do colesterol com certas proteínas, pode assumir três formas: VLDL (very low density ou densidade muita baixa), LDL (low density ou baixa densidade) e HDL (higt density ou alta densidade).
É sabido que as HDL retiram o colesterol das células e facilitam a sua eliminação do organismo, por isso é chamado de BOM colesterol. As LDL fazem o inverso: ajudam o colesterol a entrar nas células, favorecendo o acumulo nas artérias sob a forma de placas de gordura. Daí ser chamado também de MAU colesterol.

Dieta

Prefira verduras e carnes magras, principalmente peixes e aves sem pele. Para cozinhar, use óleo vegetal (soja, girassol, milho ou de oliva). Prefira leite e queijos magros; a margarina vegetal é melhor que a manteiga. Evite comer mais de três gemas de ovo por semana; bolos, pudins, cremes, e maionese também têm ovo! Faça menos frituras e não reutilize o óleo. Coma pouco fígado, miúdos e frutos do mar.

A escolha saudável para o seu coração:
                                         Dietas baixas em colesterol
                                         Dietas baixas em triglicéridos

Para obter os nutrientes que você precisa, é necessário comer uma certa variedade de alimentos. A melhor maneira é escolher alimentos de diferentes tipos. Defina com seu dietista ou com o seu médico quais são os seus objectivos e ajuste os alimentos e as quantidades ideais.

ALIMENTOS -  Carnes, aves, peixes
MELHOR ESCOLHA – Carnes sem gordura, aves sem pele (frango e perú) e peixes.
VÁ DEVAGAR – Peixes de água doce  
EVITE – Carnes gordurosas, pato, caça, ganso, fígado, rins, bacon, embutidos, frutos do mar e conservas de peixe em óleo.

ALIMENTOS -  Matinais (Pequeno-Almoço)
MELHOR ESCOLHA – Leite desnatado (magro), margarinas “light”, iogurte desnatado (magro), queijo fresco magro, queijos com menos de 10% de gordura, aveia, frutas e pão integral.
VÁ DEVAGAR – Leite semi-desnatado (meio-gordo), muzzarella, queijo provolone, creme de leite, pão branco, biscoitos e bolachas.
EVITE – Leite integral (gordo), manteiga, achocolatados, queijos gordurosos (mais de 40% de gordura), bolachas recheadas e bolos.

ALIMENTOS -  Ovos
MELHOR ESCOLHA – Somente a clara.
VÁ DEVAGAR – Gema (não mais do que três por semana)
EVITE – todos os produtos de pastelaria à base de ovos: lampréia de ovos, cabelo de anjo (fios de ovos), pastéis de Belém, doces de Aveiro, ovos mole, ovos mexidos, omeletas, tortilhas e etc.

ALIMENTOS  -  Gorduras e óleos
MELHOR ESCOLHA – Azeite de oliva, canola, girassol, algodão, soja, margarina “light” com alto teor de ácidos gordos poliinsaturados.
VÁ DEVAGAR – Ao temperar as saladas, o ideal é pôr o azeite em um pulverizador tipo spray para não cometer exageros.  
EVITE – Manteiga, banha, nata, óleo de côco, óleo de amendoim, toucinho e bacon.

ALIMENTOS  -  Pães, cereais, massas e batatas
MELHOR ESCOLHA – Pão preto ou integral os que são ricos em sementes ou em fibras, pães sírios ou Pita, pães sem miolo (baguete), biscoito cream crackers, bolachas tipo Maria torrada, macarrão integral, arroz integral, feijão e batatas confeccionadas com gorduras “permitidas”.
VÁ DEVAGAR – Biscoito, pão de milho, pão de queijo, broas e panquecas.  
EVITE – Croisantes, biscoitos doces, macarrão com ovos e molho com queijo, creme de leite, batatas fritas e batatas assadas no forno com gorduras “proibidas”.

ALIMENTOS  -  Frutas e vegetais
MELHOR ESCOLHA – Frescos, quando em conserva sem açúcar ou desidratados.
VÁ DEVAGAR – saladas de frutas feita com caldas.  
EVITE – Côco, abacate, castanhas, uvas, figos, azeitona e conservas de vegetais em óleo.

ALIMENTOS  -  Bebidas
MELHOR ESCOLHA –Água, sumos de frutas naturais, limonada sem açúcar ou com adoçante, sumos de legumes, café e chá sem açúcar ou com substitutos de açúcar.
VÁ DEVAGAR – Ice tea e bebidas tipo “light” com redução de calorias.
EVITE – Bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário