terça-feira, 1 de maio de 2012

 A importância da Alimentação para a Cor do Verão 



Alimentos nota 10 para Ajudar no Bronzeamento da Pele

 
Com a chegada do verão, a vontade de estar com um corpo bronzeado também aumenta. É portanto, altura de muito sol, praia e piscina e por isso, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados.

Os alimentos que ajudam num bronzeado saudável, mais uniforme e perfeito, são aqueles que estão associados à renovação celular, pigmentação e foto proteção da pele. Abaixo se destacam os principais e os seus respectivos benefícios:

  • Alimentos ricos em carotenóides: 

Os carotenóides, são pigmentos de plantas, amarelos, laranjas e vermelhos. Seu efeito fotoprotetor, reduz a sensibilidade da pele às queimaduras solares. Este efeito, pode estar relacionado à sua capacidade de estimular a produção de melanina.

Fontes alimentares: vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados (as cores mais escuras estão associadas a níveis mais altos de carotenóide) - cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.
  • Alimentos ricos em Vitamina A: 

A vitamina A, atua na produção de pigmentos visuais, diferenciação celular, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial. Essas funções podem ser satisfeitas com a ingestão de carotenóides (pró-vitamina A).

Fontes alimentares: origem animal, fígado, leite e ovos.

  • Alimentos ricos em Vitaminas C e E: 

As vitaminas C e E, são poderosos antioxidantes e portanto, reduzem o efeito do oxigênio livre (radicais livres) produzidos pela radiação solar. Elas auxiliam, no retardamento do envelhecimento da pele.
Fontes alimentares: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas secas, óleos vegetais, abacate (vitamina E) e sementes oleaginosas.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário