terça-feira, 1 de maio de 2012

Mês de Maio - Alimentação para Noivas

O mês de maio está ai! Há noivinhas por todos os lados preocupadíssimas em entrarem naquele vestido de sonhos...
Mas nada de stress e ansiedade! Se você é uma delas, deixo-lhe aqui, algumas dicas de alimentação para que este pesadelo desapareça e não volte até a data do seu enlace, ok?!

Dicas preciosas, para seguir duas semanas antes:
  1. Deverá seguir uma dieta leve, equilibrada e rica em fibras, vitaminas e minerais (cereais integrais, saladas e frutas).
  2. Deverá fazer uma dieta fraccionada. Isto é, deverá comer de 3 em 3 horas. Com um intervalo de 3 em 3 horas, entre as refeições, vai lhe proporcionar mais saciedade e evitar o petiscar de alimentos "engordiets". Passar muitas horas sem comer, só vai lhe aumentar a fome e levará ao ganho de gordura e ao aumento do cortisol (hormônio que eleva a retenção hídrica no corpo). Já intervalos muitos curtos, menores que 3 horas, impedem o seu corpo de queimarem as indesejadas gordurinhas.
  3. Próximo da data, a dieta deverá ser composta por alimentos de fácil digestão, tais como: saladas variadas (com pouco sal), sopas de legumes e verduras, carnes brancas e magras (sem frituras e molhos gordurosos), frutas, sumos naturais e produtos integrais (ricos em fibra). 
  4. Use na sua dieta, produtos e derivados de soja (iogurte de soja, creme vegetal de soja, tofú, bebida de soja light, etc).
  5.  Não acompanhar as refeições com pães e broas,
  6. Utilizar peixes ricos em ômega 3 (salmão , sardinha, carapau, atum, etc) - estes peixes auxiliam no controle da ansiedade.   
  7. As frutas mais indicadas, são: maça, laranja, morango e banana. Mas, ao natural! 
  8. Chás indicados: camomila, capim limão, erva doce e cidreira, ajudam a controlar a ansiedade e a acalmar.  
  9. Consumir alimentos ricos em triptofano que ajudaram a liberar a serotonina e a diminuir a ansiedade. São eles: carnes magras, leites, queijos e iogurtes (de preferencia, na versões magras).
  10. Não fazer dieta restritiva. Isto é, não abolir carboidratos ou outro grupo de alimentos da sua dieta. Os carboidratos fornecem energia e combate a ansiedade. Consuma os carboidratos nas versões integrais e se sirva de frutas frescas.
  11. Consuma alimentos ricos em ácido fólico que combate a ansiedade. São eles: espinafres, couves, brócolos, etc).
  12. Evite abusar no cafezinho, no chá mate, no chá preto, no guaraná na véspera do seu enlace - estes alimentos, são excitantes e portanto, vão lhe causar mais ansiedade. 
  13. No combate a ansiedade, além dos alimentos já citados a cima, podemos citar como bons aliados, os seguintes alimentos:  ovo, arroz integral, feijão, lentilha, alface, azeite extra-virgem, linhaça, aveia e lecitina de soja granulada.
  14. Não há proibição de nenhum alimento e a alimentação não deverá ser restritiva e radical. Deverá comer de forma moderada, sem abusos e excessos.
  15. Tente controlar a ansiedade e o estress praticando alguma atividade física que lhe seja  prazerosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário