sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

É O QUE EU SEMPRE DIGO AS MINHAS CLIENTES...


Em consultório oiço quase todos os dias... 

"Dra., ainda não estou a fazer exercício físico nenhum pois, não arranjei tempo";
"Dra., não tenho uma amiga, uma companhia que goste de caminhar comigo";
"Dra., agora faz-se noite muito cedo e tenho medo de caminhar à noite";
"Dra., está  muito frio e nesta semana que passou,  choveu muito!";
"Dra., este mês tive dores menstruais horríveis!";
"Dra., andei muito em baixo esta semana!",
"Dra., ainda não comecei a dieta pois não tenho os alimentos que indicou na dieta";
"Dra., não emagreci nada pois, foi uma semana de aniversários lá no meu trabalho e lá em casa";
"Dra., tive dificuldades em cumprir o plano pois, fui de férias".
  
... Enfim,  são inúmeras as DESCULPAS que oiço  em prol da INERCIA de permanecer parado e de não fazer nada para o cumprimento da prescrição da dietoterapia.

Alternativas para reverter esta situação:

1- Compre um steep da Decathlon  (com cordinhas para segurar à mão) por um preço bastante acessível e faça-o nas suas "horas mortas"(quando assim o puder!), no seu quarto, na sua sala em frente à  tevê, enquanto assiste o seu programa preferido. Assim, você não corre o risco de pagar a mensalidade de um ginásio e lá só ir quando o tal "tempo" existir e,  não terá que se deslocar e  perder mais tempo com a deslocação;

2- Passe menos tempo em frente ao computador e menos tempo no telemóvel ou agende uma hora específica para ver seus e-mails e telefonar para as amigas/parentes. Estipule ofícios em casa com o maridão, com os filhos e com a empregada. Divida tarefas! Não queira ser você a super-mulher ou o super-homem a fazer tudo sozinho(a). Não seja escrava da casa limpa, arrumada e tudo à brilhar!  Assim, você ganha mais tempo para fazer algo por si;

3- Faça sua força de vontade ser extraordinária e grande! Ninguém precisa de amiga, marido, fulano ou ciclano para começar a caminhar...você já deu os primeiros passos lá por volta dos 13 meses de idade...etá desculpa mais esfarrapada! Se a necessidade for mesmo grande de uma companhia, compre ou adote um cão!

4- Não tenha medo do frio, da noite ou da chuvinha! Comece a se mexer, a caminhar e a pedalar que essas mariquices todas passam logo. Vista-se e equipe-se adequadamente e vá lá fazer alguma coisa. Depois de começar, a máquina engrena!

5-  A menstruação, é um processo fisiológico e naturalíssimo na vida de qualquer mulher que menstrua.  Tome uma microaspirina efervescente que a dor (cólica) vai logo para o beleleu!

6- Seja inteligente e saiba dar a volta as coisas! Saiba dizer NÃO quando alguém lhe oferecer um docinho, um bolinho de anos! Se for necessário, devido a insistência de alguém, diga que está a fazer uma dieta para um exame específico de saúde, de alergia alimentar e etc. E que,  não poderá tocar em doces e bolos por estes dias. Viu como é simples!

7- Procure alternativas para comemorar algo na sua vida que não seja numa mesa de café, de restaurante ou num jantar em casa com comidas e bebidas engordiet. Que tal fazer um passeio a pé, subir a Serra da Arábida com uns amigos, caminhar, pedalar,  jogar a bola, dançar, namorar, fazer sexo num Motel, ir às compras, ler um bom livro, contar piadas, dar gargalhas e etc.
 
8- Comece a dieta AGORA, HOJE, assim que sair do consultório ou assim que perceber que esta acima do peso e, com o que você tem de saudável em casa! Lembre-se: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

9- Todos nós, temos dias "altos e baixos". Mas tem gente que gosta de se fazer de vítima e prefere estar sempre nos dias "baixos" para ter como desculpa, a comida como conforto. 

10-Não perca tempo na cozinha a inventar e a fazer comidas gostosinhas e calóricas para a família e amigos! Para além de serem tentações para gula (porque com certeza você provará!), elas engordam e  perde-se tempo para se fazer outras coisas mais interessantes. Vá a um supermercado ou a uma pastelaria e compre a tal coisa "gostosinha" na medida certa. Isto é, nunca demais e sempre de menos.

11- Essa desculpa das férias é de matar! Você vai de férias, tudo bem! Mas não precisa tirar férias de uma boa alimentação! Basta fazer as opções corretas, não exagerar e não repetir! Se algo calórico gostar de provar, para ficar a conhecer a gastronomia local, experimente apenas um bocadinho (1 colherzinha, por exemplo). Não coma 1 dose inteira sozinho! Divida e seja solidário com o companheiro e com os amigos a sua volta. Não queira provar os 30 doces típicos da região numas férias de alguns dias! Pelo amor de Deus!!! Você não vive para comer! Você apenas come, para viver!      

Bem, já chega por hoje de tanto BLÁ, BLÁ, BLÁ e de tantas DESCULPAS!
Mude de pensamento e haja diferente. Faça algo por si hoje, pois só você é quem tem o poder de mudar aquilo que o perturba.

Beijinhos doces no coração e um fim de semana de grandes maneiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário