quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Calorias Natalinas!


Já é Dezembro, friozinho à bessa e o Natal está quase a chegar!

Para quem está a fazer um regime de perda de peso, esta época poderá não ser a melhor altura do percurso do emagrecimento devido às tentações calóricas que invadem a nossa mesa.

Apesar de  saborosos e apetitosos, esses docinhos aparentemente irresistíveis não servem de desculpa para  engordar quando se tem conhecimento do quanto calóricos eles são quando ingeridos sem moderação.

A pedido de algumas clientes minhas, aqui deixo algumas informações nutricionais (retiradas do site: www.receitasdedieta.pt) de 12 doces típicos do Natal em Portugal.

Deste modo, aqueles preocupados com a "linha"  poderão refletir à cerca das suas calorias e não perder o fio à dieta nestes dias festivos.


1 - Tronco de Natal

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 711
Hidratos de Carbono 58g
dos quais açúcares 41g
Proteínas 9.7g
Gordura 50g
da qual saturada 31.4g
Sódio 233mg

2 - Bolo Rei

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 567
Hidratos de Carbono 103.6g
dos quais açúcares 57.5g
Proteínas 8.7g
Gordura 10.5g
da qual saturada 3.3g
Sódio 55mg

3 - Rabanadas - incluí fritura

Informação Nutricional:1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 425
Hidratos de Carbono 72.1g
dos quais açúcares 64.2g
Proteínas 10.4g
Gordura 11.6g
da qual saturada 3.6g
Sódio 226mg

4- Mexidos de Natal

Informação Nutricional:1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 404
Hidratos de Carbono 76.7g
dos quais açúcares 59.4g
Proteínas 5.1g
Gordura 10.5g
da qual saturada 1.6g
Sódio 251mg

5 - Aletria

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 396
Hidratos de Carbono 68g
dos quais açúcares 53.4g
Proteínas 10.0g
Gordura 10.2g
da qual saturada 5.6g
Sódio 126mg

6 - Arroz Doce

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 261
Hidratos de Carbono 52.6g
dos quais açúcares 45g
Proteínas 8.3g
Gordura 9.2g
da qual saturada 5.0g
Sódio 108mg

7 - Coscorões - incluí fritura

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 250
Hidratos de Carbono 31.9g
dos quais açúcares 1.5g
Proteínas 5.6g
Gordura 10.9g
da qual saturada 3.3g
Sódio 52mg

8 - Farófias

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 223
Hidratos de Carbono 40.8g
dos quais açúcares 39.4g
Proteínas 8.8g
Gordura 3.4g
da qual saturada 1.8g
Sódio 126mg

9 - Leite Creme

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 202
Hidratos de Carbono 25.6g
dos quais açúcares 22.6g
Proteínas 8.2g
Gordura 7.9g
da qual saturada 3.7g
Sódio 88mg

10 - Azevias de Batata Doce - incluí fritura

Informação Nutricional:1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 160
Hidratos de Carbono 20.9g
dos quais açúcares 8.5g
Proteínas 2.5g
Gordura 7.4g
da qual saturada 2.1g
Sódio 12mg

11- Filhoses de Abóbora - incluí fritura

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 143
Hidratos de Carbono 24.2g
dos quais açúcares 6.3g
Proteínas 3.3g
Gordura 3.9g
da qual saturada 0.6g
Sódio 13mg

12 - Sonhos de Cenoura - incluí fritura

Informação Nutricional: 1 Porção
Quantidade por porção
Calorias 91
Hidratos de Carbono 10.0g
dos quais açúcares 1.6g
Proteínas 2.1g
Gordura 4.7g
da qual saturada 1.5g
Sódio 81mg

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

É O QUE EU SEMPRE DIGO AS MINHAS CLIENTES...


Em consultório oiço quase todos os dias... 

"Dra., ainda não estou a fazer exercício físico nenhum pois, não arranjei tempo";
"Dra., não tenho uma amiga, uma companhia que goste de caminhar comigo";
"Dra., agora faz-se noite muito cedo e tenho medo de caminhar à noite";
"Dra., está  muito frio e nesta semana que passou,  choveu muito!";
"Dra., este mês tive dores menstruais horríveis!";
"Dra., andei muito em baixo esta semana!",
"Dra., ainda não comecei a dieta pois não tenho os alimentos que indicou na dieta";
"Dra., não emagreci nada pois, foi uma semana de aniversários lá no meu trabalho e lá em casa";
"Dra., tive dificuldades em cumprir o plano pois, fui de férias".
  
... Enfim,  são inúmeras as DESCULPAS que oiço  em prol da INERCIA de permanecer parado e de não fazer nada para o cumprimento da prescrição da dietoterapia.

Alternativas para reverter esta situação:

1- Compre um steep da Decathlon  (com cordinhas para segurar à mão) por um preço bastante acessível e faça-o nas suas "horas mortas"(quando assim o puder!), no seu quarto, na sua sala em frente à  tevê, enquanto assiste o seu programa preferido. Assim, você não corre o risco de pagar a mensalidade de um ginásio e lá só ir quando o tal "tempo" existir e,  não terá que se deslocar e  perder mais tempo com a deslocação;

2- Passe menos tempo em frente ao computador e menos tempo no telemóvel ou agende uma hora específica para ver seus e-mails e telefonar para as amigas/parentes. Estipule ofícios em casa com o maridão, com os filhos e com a empregada. Divida tarefas! Não queira ser você a super-mulher ou o super-homem a fazer tudo sozinho(a). Não seja escrava da casa limpa, arrumada e tudo à brilhar!  Assim, você ganha mais tempo para fazer algo por si;

3- Faça sua força de vontade ser extraordinária e grande! Ninguém precisa de amiga, marido, fulano ou ciclano para começar a caminhar...você já deu os primeiros passos lá por volta dos 13 meses de idade...etá desculpa mais esfarrapada! Se a necessidade for mesmo grande de uma companhia, compre ou adote um cão!

4- Não tenha medo do frio, da noite ou da chuvinha! Comece a se mexer, a caminhar e a pedalar que essas mariquices todas passam logo. Vista-se e equipe-se adequadamente e vá lá fazer alguma coisa. Depois de começar, a máquina engrena!

5-  A menstruação, é um processo fisiológico e naturalíssimo na vida de qualquer mulher que menstrua.  Tome uma microaspirina efervescente que a dor (cólica) vai logo para o beleleu!

6- Seja inteligente e saiba dar a volta as coisas! Saiba dizer NÃO quando alguém lhe oferecer um docinho, um bolinho de anos! Se for necessário, devido a insistência de alguém, diga que está a fazer uma dieta para um exame específico de saúde, de alergia alimentar e etc. E que,  não poderá tocar em doces e bolos por estes dias. Viu como é simples!

7- Procure alternativas para comemorar algo na sua vida que não seja numa mesa de café, de restaurante ou num jantar em casa com comidas e bebidas engordiet. Que tal fazer um passeio a pé, subir a Serra da Arábida com uns amigos, caminhar, pedalar,  jogar a bola, dançar, namorar, fazer sexo num Motel, ir às compras, ler um bom livro, contar piadas, dar gargalhas e etc.
 
8- Comece a dieta AGORA, HOJE, assim que sair do consultório ou assim que perceber que esta acima do peso e, com o que você tem de saudável em casa! Lembre-se: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

9- Todos nós, temos dias "altos e baixos". Mas tem gente que gosta de se fazer de vítima e prefere estar sempre nos dias "baixos" para ter como desculpa, a comida como conforto. 

10-Não perca tempo na cozinha a inventar e a fazer comidas gostosinhas e calóricas para a família e amigos! Para além de serem tentações para gula (porque com certeza você provará!), elas engordam e  perde-se tempo para se fazer outras coisas mais interessantes. Vá a um supermercado ou a uma pastelaria e compre a tal coisa "gostosinha" na medida certa. Isto é, nunca demais e sempre de menos.

11- Essa desculpa das férias é de matar! Você vai de férias, tudo bem! Mas não precisa tirar férias de uma boa alimentação! Basta fazer as opções corretas, não exagerar e não repetir! Se algo calórico gostar de provar, para ficar a conhecer a gastronomia local, experimente apenas um bocadinho (1 colherzinha, por exemplo). Não coma 1 dose inteira sozinho! Divida e seja solidário com o companheiro e com os amigos a sua volta. Não queira provar os 30 doces típicos da região numas férias de alguns dias! Pelo amor de Deus!!! Você não vive para comer! Você apenas come, para viver!      

Bem, já chega por hoje de tanto BLÁ, BLÁ, BLÁ e de tantas DESCULPAS!
Mude de pensamento e haja diferente. Faça algo por si hoje, pois só você é quem tem o poder de mudar aquilo que o perturba.

Beijinhos doces no coração e um fim de semana de grandes maneiras!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Alternativas de bebidas menos calóricas para a Ceia de Natal

            
Por: Rose Sousa 

 

A Ceia de Natal já é bastante calórica, sobretudo no final da ceia com as tradicionais sobremesas portuguesas nesta época natalina. Por isso, você assim como eu, que se preocupa com a “linha” durante o ano todo e que não quer agora nesta época festiva somar mais calorias e, estragar o bom trabalho que fez, aqui vai uma dica:
Substitua as bebidas (vinhos e refrigerantes). Assim, você corta em calorias por não beber as calorias extras dos vinhos e dos refrigerantes (cheios de açúcar, sódio ou adoçantes), no caso das versões diet. Ao invés disso, que tal optar por uma alternativa sofisticada, bonita, deliciosa e saudável para si e para a criançada: água aromatizada!

São fáceis de preparar, leves, saudáveis e econômicas.Combinando frutas,vegetais, especiarias, ervas, sementes e água gelada,é possível preparar uma grande variedade de águas aromatizadas, especialmente agradáveis em dias de calor. Sugestão: 
A água aromatizada ou saborizada pode ser feita com água mineral com ou sem gás e é uma ótima oportunidade de usar a criatividade e combinar sabores deliciosos! Junte suas frutas e ervas prediletas para produzir uma bebida saudável e elegante para a mesa de Natal. Aqui selecionei algumas receitas bacanas de água aromatizada para você experimentar!
 
1. Água Gaseificada Aromatizada com Limão, Hortelã e erva doce: talvez a mais clássica de todas as receitas, essa é uma bebida deliciosa que agrada a quase todos os convidados. Junte em uma jarra 500 mL de água com gás, 3 ou mais ramos de hortelã , fatias de 4 limões e 1 pitada de erva doce; misture todos os ingredientes e sirva com muito gelo!

 

2. Água Aromatizada com Carambola: essa bebida fica lindíssima em uma mesa de Ceia de Natal, afinal, é decorada com fatias de carambola, que mais parecem estrelinhas! Bem natalino, não é? A receita é do site Panelinha!


 
3. Água Aromatizada com Laranja, Hortelã e Canela. Adicionada com a laranja e hortelã, ela vai muito bem em uma água aromatizada! Essa receita também é do site Panelinha.


 
4. Água Aromatizada com Limão e Alecrim: mais uma receita do Panelinha (veja o site!) de água aromatizada! Uma combinação deliciosa!


 
5. Água Aromatizada com Romã: nos tons do Natal, a água aromatizada com sementes de Romã é uma das mais bonitas de se ver! Vale a pena adicionar fatias de alguma fruta cítrica da sua escolha.

Modo de fazer
Junte em uma jarra: 1 litro de água fresca, sementes de 2 romãs inteiras, 1 laranja cortada ou 1 limão cortado em rodelas e 4 pedras de gelo.


P.S.:
Em todos os preparos acima: Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar no frigorífico por alguns minutos. Quanto mais tempo descansar, mais intenso será o sabor.